Boutique do Parque

570 8th Ave, New York, NY 10018 United States

(844) 123-209 888
support@example.com
Follow us:

Guia completo de como escolher o tapete ideal para casa

Trazer identidade, proporcionar conforto e dividir ambientes são apenas algumas das funções dos tapetes dentro da decoração. “É um item imprescindível, como um sofá ou uma mesa de jantar”, explica o designer de interiores Bernardo Fonseca, diretor criativo do BHF Estúdio. Com uma variedade de texturas, tamanhos e cores, os tapetes ainda podem ser os grandes protagonistas de um cômodo.

Segundo a arquiteta e designer de interiores Adriana Favano, os tapetes podem ser divididos em dois grandes grupos quanto à material: os naturais e os sintéticos. “Os tapetes produzidos a partir de materiais naturais são mais bonitos e valorizados, alguns artesanais, porém com maior dificuldade de higienização. Já os tapetes produzidos a partir de materiais sintéticos são de mais fácil higienização e menor custo”, comenta.

Lã, algodão, sisal, juta e bambu são alguns materiais naturais que podem ser utilizados para compor os tapetes, enquanto os sintéticos podem ser feitos de nylon, poliéster, polipropileno, couro sintético e até garrafas PET. Além disso, também há diferença no tamanho dos fios – os mais felpudos proporcionam mais aconchego, enquanto os fios menores trazem mais praticidade.

Os tapetes também podem apresentar uma infinidade de cores. “A escolha depende muito do conjunto da decoração do ambiente, porém um tapete de cor clara favorece a sensação de amplitude, e os de cores escuras são indicados para ambientes com mais espaço”, afirma Adriana. Já os estampados e mais chamativos são ideais para cômodos com uma decoração mais neutra, sendo boas escolhas para quem deseja um espaço cheio de personalidade.

Esta sala de estar, projetada pela designer de interiores Yana Molodykh,  é adornada com um tapete orgânico, da oficina ucraniana PupchaKilim — Foto: Julia Yakubyshyna

“Um tapete de fio de nylon trançado é ótimo para uma área externa, porque não desbota, tem fácil limpeza, pode ser molhado e não mofa. Já em ambientes onde você quer um aconchego maior, como salas e quartos, os tapetes de fibras naturais, como a lã, dão uma sensação mais calorosa”, exemplifica o designer de interiores.

Outro ponto a ser considerado é o tamanho do tapete. De acordo com os especialistas, sua largura precisa ser maior do que a medida do maior mobiliário do cômodo. “Caso seja uma sala de estar, precisa ter pelo menos o tamanho do comprimento do sofá”, afirma a arquiteta. Outra opção é incorporar todos os móveis dentro das dimensões do tapete – essa tática funciona especialmente para quando se precisa delimitar ambientes integrados, como uma sala de estar e uma sala de jantar.

“Muitas pessoas erram na escolha do tamanho. Antes de tudo, o tapete precisa de um uso pré-definido. Por exemplo, tapetes de banheiro normalmente são menores, porque precisam de fácil manuseio e limpeza. Já tapetes de salas e quartos passarão por baixo de um sofá ou cama – e isso precisa ser levado em consideração nas medidas”, explica Bernardo.

Tapete para sala

Normalmente um dos maiores ambientes da casa, a sala de estar também é um espaço com grande fluxo de circulação. Por isso, o ideal é optar por tapetes que permitam mais praticidade no momento da limpeza e manutenção. Ao mesmo tempo, é um ambiente feito para receber pessoas e, por isso, a estética não pode ser deixada de lado. Fibras resistentes, como lã de nylon, podem ser boas opções para decorar. Quanto às cores ou estampas, a escolha vai de acordo com o estilo de preferência – contemporâneo, moderno, clássico, entre outros. Lembre-se de medir as dimensões da sala e do mobiliário para que o tapete se encaixe corretamente.

Tapete para quarto

Assinado pela designer de interiores Jennifer Wagner, este quarto possui um tapete com medidas generosas e tom claro — Foto: Divulgação

Considerado o ambiente mais íntimo de uma casa, o quarto precisa traduzir a personalidade e necessidades de seu dono. Normalmente, os tapetes mais utilizados nesse cômodo são aqueles feitos de fibras naturais, que garantem mais aconchego e conforto. Porém, caso o morador seja alérgico, por exemplo, é mais interessante apostar em um tapete de fácil limpeza, como os sintéticos, e de fibras curtas – ainda existem opções especificamente anti-alérgicas.

Tapete para cozinha

Para alguns profissionais, a cozinha é um cômodo que não aceita bem os tapetes, por ser uma área de tráfego intenso e de serviço. Neste ambiente, os tapetes podem ficar sujos com frequência, já que a possibilidade de alimentos caírem no chão é alta. Por isso, a melhor opção é apostar em tapetes pequenos de fácil limpeza e manuseio, que podem ser lavados e substituídos com praticidade. “Além disso, o meu conselho é que ele seja antiderrapante, pois a cozinha é um espaço onde se mexe com água e alimentos. A segurança precisa vir em primeiro lugar”, conclui Bernardo Fonseca.

Tapete para banheiro

 

Tapete colorido e marcenaria são as protagonistas desta casa na Fazenda da Boa Vista, projetada pelo designer de interiores Bruno Carvalho — Foto: Fávaro Junior
“Para o banheiro, o melhor é um tapete sintético e bem macio, de fácil manutenção e que possa ser lavado em uma máquina de lavar roupas”, aconselha Adriana Favano. Isso porque esse modelo garante conforto e, ao mesmo tempo, praticidade na limpeza. Além disso, Bernardo lembra sobre a importância da segurança e também de sua capacidade de absorção, já que o contato com água é frequente no banheiro.
× Chame no WhatsApp
Carrinho Fechar