Boutique do Parque

570 8th Ave, New York, NY 10018 United States

(844) 123-209 888
support@example.com
Follow us:

Como decorar o aparador da sala de estar

Confira dicas do que colocar acima do aparador e como optar pelo modelo certo em casa

Versáteis, os aparadores são móveis que podem incrementar a decoração enquanto promovem apoio e funcionalidade em casa.A arquiteta e designer de interiores Martha Franco explica que a função do móvel ainda pode transcender a de guardar itens, sendo, em alguns projetos, responsável por dividir ambientes e apoiar espaços ainda inutilizados. “O aparador, por si só, é uma peça de decoração”, diz a profissional.

O aparador escolhido também pode ser assinado. Na foto, modelo "Alva AP", de Susana Bastos e Marcelo Alvarenga, da Etel Design, na Arquivo Contemporâneo. O quadro é de Francisco Galeno, no projeto do Studio Ark — Foto: Júlia tótoli / Divulgação

Existem centenas de formas de decorar a peça, que pode ser assinada por designers ou até mesmo feita de marcenaria e serralheria, com o desenho que mais se encaixar no projeto.

A arquiteta Isabella Nalon observa que muitas pessoas optam por evidenciar peças de família ou que remetam a boas memórias, visto que os aparadores quase sempre ocupam um lugar de destaque ou chamam a atenção quando bem usados. “Em versões mais extensas do móvel, vale dispor de uma bandeja com bebidas, livros e objetos um pouco maiores, ocupando bem a área”, complementa.

.O uso de porta-retratos, segundo Martha, também é bem recebido pelos moradores. Ela, particularmente, conta que prefere montar composições onde o aparador converse com o ambiente, a exemplo de uma peça um pouco mais baixa, acompanhada por uma gravura na parede. “Também é imprescindível colocar table books, esculturas, vasos, etc.”, diz.

 

Este aparador ripado, desenhado pelo arquiteto Jean de Just, que também assina o projeto, embute uma adega e complementa a decoração do espaço — Foto: André Nazareth / Divulgação
Por isso, antes de decorar o móvel, a arquiteta aconselha primeiro saber onde ele ficará e qual será o seu propósito (guardar objetos para ficarem à mão, como chaves e correspondências, expor obras de arte, itens de família e separar cômodos).
“Um aparador que fica atrás do sofá, por exemplo, combina muito com um abajur; quando em um hall de entrada, é possível criar uma galeria nas paredes e usar obras de arte na mobília; se ele estiver na sala de jantar, pode-se colocar um conjunto de vasos, ou algo do tipo”, sugere Martha.

Na sala de jantar, este aparador suspenso tem tampo de mármore marrom imperial e portas revestidas de pedra verde Guatemala. Projeto de Domingos Pascali e Sarkis Semerdjian — Foto: Fran Parente / Divulgação

Aqueles que gostam de reunir amigos e família dentro de casa, também podem inserir um aparador na função de minibar. “É um bom lugar para apoiar bebidas, bandejas com comidas e petiscos, copos e taças decorativas”, aconselha Isabella.

Já com a necessidade atual de ter um escritório em casa, alguns projetos têm transformado aparadores com pequenas gavetas nos protagonistas do escritório. O alerta, contudo, vai para a altura do móvel, que precisa ser mais baixo que o comum.

Como escolher o aparador ideal para o cômodo

Nesta varanda assinada pela arquiteta Danyela Correa, as plantas decoram o aparador — Foto: Gustavo Awad Fotografia / Divulgação

Sendo possível escolher entre vidros, tipos de madeira, materiais sintéticos e até os mais nobres, como pedras, é fácil se sentir perdido nas opções de materialidade, estilos e cores.

“É muito interessante usar os aparadores como um ponto de cor e textura no ambiente. Há opções coloridas que ficam muito charmosas, e alguns que são até feitos de mármore. Para os ambientes que já estão ‘pesados’, pode-se optar por um modelo de vidro, que traz leveza além da funcionalidade”, complementa Martha.

Aparador de madeira freijó executado pela RB marcenaria auxilia na separação dos ambientes e acomoda outras utilidades, como uma adega climatizada, um baú e um espaço para drinques. Projeto da arquiteta Babi Teixeira — Foto: Denilson Machado - MCA Estúdio / Divulgação

Neste projeto da designer de interiores Belinda Hall, o aparador da década de 1950 contrasta com o azul das paredes — Foto: Lisa Cohen / Living Inside / Divulgação

Não há regras de qual aparador escolher ou como usá-lo, mas a dica de Isabella para quem quer ter sucesso na decoração do móvel, é casá-lo com o estilo do cômodo.

“Se você tem um ambiente rústico, é possível trabalhar com um aparador de madeira; em uma composição de atmosfera clássica, com toque clean, pode-se adotar um móvel espelhado, que combina com estilos clássicos ou modernos. Já quem busca um visual retrô, pode lançar mão de uma peça com laca colorida”, compartilha a arquiteta.

Sobre o aparador suspenso de folha de carvalho natural executado pela Jocarvi Marcenaria, destaca-se a obra de arte do artista plástico João Migotto. Projeto de Joana Bronze e Pedro Axiotis, do Fato Estúdio — Foto: Juliano Colodeti - MCA Estúdio / Divulgação | Produção: Andrea Britto Velho e Pualani Di Giorgio

Para evitar que o propósito do aparador de decorar e auxiliar os cômodos seja perdido e o móvel acabe poluindo o ambiente, Isabella aconselha ter cuidado com o número de itens sobre ele: “Isso pode comprometer a leveza visual do ambiente, além de encobrir e desvalorizar o móvel”.
Entre os pilares de concreto aparente, o aparador desenhado pelo Estúdio Pluri, também à frente do projeto, e executado com folha natural de nogueira pela Madeira & Metal, parece flutuar — Foto: Carolina Lacaz / Divulgação

Martha também sinaliza a importância de se fazer boas escolhas: aparadores com pés leves e feitos de materiais que conversem com o cômodo são frequentemente sinônimos de sucesso.

Fonte: https://revistacasaejardim.globo.com/decoracao/noticia/2024/08/como-decorar-o-aparador-da-sala-de-estar.ghtml

× Chame no WhatsApp
Carrinho Fechar